PERIODONTIA

CIRURGIAS ESTÉTICAS GENGIVAIS

A Periodontia consiste na especialidade que visa o tratamento das doenças gengivais e periodontais (estruturas que envolvem os dentes e dão sustentação a estes), causadas pela placa bacteriana e tendo como fatores predisponentes, o estresse, fumo, diabetes mellitus, fatores genéticos, etc. As doenças periodontais, se não tratadas, podem levar à perda dos dentes.

Além disso, como as doenças periodontais possuem um caráter inflamatório/infeccioso, podem contribuir para o surgimento e/ou desenvolvimento de doenças sistêmicas, como doenças pulmonares e cardiovasculares, diabetes mellitus, partos prematuros e nascimento de bebês de baixo peso, artrite reumatóide, entre outras. Atualmente, as doenças periodontais têm sido apontadas também como possível fator de risco para o câncer.

Estudos apontam que a prevalência da doença periodontal geral encontrada no Brasil é em torno de 93%, isto é, a cada 100 brasileiros, pelo menos 9 apresentam doença periodontal. Infelizmente, a doença periodontal geralmente progride e não recebe a devida atenção, devido a ausência de tratamento adequado, visto que na maioria das vezes os pacientes não sentem dor e por isso não buscam tratamento e também pelo fato de muitos dentistas não diagnosticarem a doença precocemente.