BOTOX

HARMONIZAÇÃO FACIAL

Toxina botulínica, o famoso Botox®, se origina de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Essa toxina é utilizada para prevenir ou amenizar rugas e linhas de expressão no rosto.

 

Para fazer com que os músculos se contraiam, os nervos libertam a acetilcolina. A toxina botulínica age então, impedindo a liberação da acetilcolina e, consequentemente, impede a contração das células musculares. Esse bloqueio apesar de ser irreversível é temporário, pois o organismo trata de construir novas vias de transmissão depois de algum tempo.

 

A fim de afetar a liberação de acetilcolina, a toxina botulínica é injetada no músculo.

Botox® é a marca de toxina botulínica tipo é produzida pela farmacêutica americana Allergan.

BOTULIFT® (AMGEM / Bergamo) é a marca de toxina botulínica tipo A, produzida pela farmacêutica Sul coreana Medtox , ainda há marcas confiáveis como PROSIGNE (Cristália); XEOMIN (Biolab); e Dysport.[3]

 

As rugas aparecem devido ao envelhecimento facial, que ocorre por idade, exposição solar inadequada, má alimentação e tabagismo, entre outros. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão, entre outros.

Por exemplo: muitas pessoas tem o hábito de franzir a testa ao se expressar, mas com o passar do tempo essa contração dos músculos da região gera vincos horizontais na pele. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos - resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos a vista, por exemplo.

 

No caso das linhas de expressão, o benefício se dá de duas maneiras:

  1. De forma preventiva: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado a toxina botulínica.

  2. De forma reparativa: como a toxina botulínica tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.

O resultado começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação tornado-se mais pronunciados após duas semanas. A partir de então os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de quatro a seis meses.

Por ser um medicamento biológico, deve ser seguido um intervalo mínimo de três meses entre cada aplicação. Caso esse prazo não seja respeitado, pode se desenvolver uma resistência ao produto e a toxina botulínica para de fazer efeito.

botox-2.jpg