top of page

Importância de um sorriso bonito

Vários estudo científicos demostraram que a aparência do sorriso de uma pessoa influencia na maneira como ele é avaliado pela sociedade em sua capacidade de atração, personalidade e inteligência.


Um desses estudos foi publicado na edição de novembro de 2011 do American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics pediu a 889 pessoas que avaliassem fotografias que haviam sido manipuladas para mostrar um sorriso com dentes alinhados e seis sorrisos com mordidas imperfeitas, chamadas de má oclusão no meio odontológico.


A percepção de atraente, inteligente, cuidadoso agradável e simpático, aumentava ou diminuía dependendo da condição do sorriso na foto. Quanto mais perfeito o sorriso, mais a pessoa era percebida como mais inteligente, organizada, atraente e agradável.


As imagens com as mordidas desalinhadas eram classificados como menos atraente, menos inteligentes e introvertido. Ainda, verificou que os entrevistados mais jovens foram mais críticos nas avaliações do que os mais idosos e os mais instruídos eram mais rigorosos em suas avaliações.


As pesquisas científicas também demonstraram que pessoas “atraentes” são percebidas como mais inteligentes e socialmente competentes, possuidoras de uma personalidade mais positiva. Também concluíram que a aparência influencia nas interações e avaliações sociais positivamente ou negativamente.


Um sorriso alinhado, claro, sem falhas ou fraturas reforçam a imagem de forma positiva e comprovadamente influência na capacidade de atração. Ainda, correlaciona à pessoa adjetivos como competência, sucesso e simpatia.


Um grande abraço,

Shalimar Carvalho


bottom of page